quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ano letivo 2013-2014

Gruppe 3

 Este é o grupo 3 de 2013 - 2014, meus colegas e companheiros neste primeiro ano na Universidade de Stavanger. Esse curso de norueguês teve uma importância enorme na minha vida. Não só por aprender sobre a língua norueguesa e a história da Noruega, mas também pelas pessoas que conheci.  Alguns, inclusive, continuarão sendo meus colegas até o fim de meus estudos. Outros bem mais que isso, serão meus amigos e irmãos pro resto da vida pois é Cristo que nos une.
Olivia, eu e Sonia

 Neste ano letivo também descobri coisas sobre mim que eu não tinha notado antes. Sinceramente, eu esperava mais de mim, eu acho que eu não aproveitei o curso tanto quanto eu deveria. Descobri que tenho problemas sérios no que diz respeito a organização. Perco muito tempo com distrações e acabo não estudando tanto quanto eu deveria. E como resultado aprendo menos e acabo acumulando tarefas.
 Só percebi isso no começo do segundo semestre. Antes disso não tínhamos recebido notas em nenhuma  redação, mas como o segundo semestre foi focado em nos preparar para as provas de conclusão do curso, passamos a ser avaliados com notas de A à F nas redações. 
 Tirei D na minha primeira redação. Minha decepção foi profunda porque, geralmente, não tinha dúvidas ou dificuldades nas aulas. Perguntei ao professor o que houve e ele me disse que haviam muitos erros gramaticais, ortográficos, além de erros na construção do texto. Segundo ele, se eu me esforçasse muito, conseguiria um C no final do curso. Fiquei furiosa. Quem se esforça pra tomar C?! Eu disse pra ele que eu queria um A e se eu tivesse que fazer algum esforço, seria para ter a melhor nota. Ele se assustou com a minha reação, mas ainda assim afirmou que um A para mim seria quase impossível. Mas não pra Deus que esteve comigo a cada passo.
 Chorei. Chorei mesmo porque naquela época achava que a única forma de passar em engenharia era tendo um A no curso de norueguês, além das provas de matemática e física (não é bem assim). Mas ao mesmo tempo que essas palavras do meu professor me entristeceram, me senti também desafiada a provar o contrário, foi como se eu tivesse sido acordada da minha preguiça :D
 Logo na segunda redação fui de D pra C. Na quarta redação a nota já passou para B. Mais adiante tomei A/B. Na última redação antes da prova tomei meu primeiro A. Que felicidade!! Alias felicidade  não só pra mim, mas para minhas amigas também que sabiam o quanto eu queria e precisava de uma nota boa.
 As aulas terminaram e começamos a nos preparar para os testes orais e escritos em casa. Foram umas das piores semanas da minha vida :D
 Não eram só doze assuntos diferentes que eu teria que saber falar de có para o teste oral. Também tinha a prova de matemática que descobri que tinha um nível mais avançado do que o nível das aulas que eu assistia desde o começo do ano. Descobri que faltavam alguns assuntos de matemática que eu não tinha estudado e alguns que eu tinha esquecido. Pior que os assuntos que eu não tinha estudado eram os mais difíceis de cada capitulo. A solução foi assistir a alguns vídeos que achei no youtube sobre matematikk R2. Não tinha todos os assuntos nesse canal, mas já ajudava a aprender algumas coisas novas e revisar o que eu já visto e esquecido. http://www.youtube.com/playlist?list=PLZPcDjKFEYPO9XIeSNhALf_RppTNLkzjr
Para estudar para o teste oral, fiz uns flashcards que me ajudaram muito. https://m.brainscape.com/study?pack_id=4102591
 Eram três horas estudando norueguês e três estudando matemática. Pra ajudar na minha dificuldade em organizar meu tempo fiz um calendário com os horários e alarmes pra eu saber quando começar e quando terminar. 
 Um dia antes de minha prova oral, passei o dia inteiro usando esses flashcards. Foi o dia inteiro falando norueguês. Coitada de minha garganta.
 No meu teste, dia 14 de maio, peguei os assuntos mais fáceis. Deu até raiva :D
 Falei sobre Askeladden som kappåt trollet e sobre família. Eu queria tanto falar sobre Ibsen ou Inger Hagerup, realismo ou modernismo, mas fiquei com essa parte dos contos.
 Tomei B no teste oral. Perdi as esperanças de ter um A como resultado final. Sonia, minha colega, amiga e irmã, sempre muito positiva, com uma fé inabalável em Deus, me disse que eu iria tirar A mesmo assim. Eu já tinha jogado a toalha.
Eu e Sonia


 Dia 19 de maio fiz a tão esperada prova de matemática. Um pesadelo!! Eu perguntei a Deus porque eu estava ali. Queria desisti no meio da prova.
 Essa prova foi dividida em duas partes. A primeira parte sem livros, calculadoras e computadores, essa que deveria ser a parte mais fácil mas caiu algumas questões que eu não lembrava. E a segunda parte, a terrível, porém com a possibilidade de consulta a tudo menos internet. Nem usei o computador e tinham coisas que nem no livro pude encontrar explicações. Não pude responder todas as questões. Uma delas, inclusive, ficou completamente sem respostas e outras respondidas pela metade. Mas Deus conseguiu acalmar meu coração e me ajudou a fazer essa prova até o fim, porque por mim eu iria pra casa. Dia 20 de junho recebi o resultado. Passei :D. E pensar que eu estava prestes a morrer na praia por causa da minha impaciência. Tirei 3 e a nota máxima era 6. Pra mim tá ótimo assim, nem estava esperando. Deus é grande!!
Certificado de matematikk R2


 Um dia depois do teste de matemática, dia 20 de maio, fizemos o teste escrito de norueguês. Eu estava tão esgotada que não tive nem energia para ficar nervosa. O teste foi relativamente fácil. Tivemos apenas dois textos pra escrever, um referat e outro em que eu escrevi sobre tolerância na Noruega. Tivemos também uma parte dedicada a interpretação de textos escritos e falados.
 O resultado chegou na segunda semana de junho. Tirei A!! E como o teste escrito equivale a 60% do resultado final, fiquei com A no meu certificado.
 Gloria a Deus pela sua fidelidade!! Ele foi fiel mesmo quando eu não tinha mais forças para acreditar.
Agora estou aqui esperando pelo resultado final da seleção da universidade. Estudar engenharia não é mais um sonho distante, mas sim algo possível. Tenho todos os requerimentos para isso, generell og spesiell studiekompetanse. Generell studekompetanse porque estudei um ano numa universidade brasileira, além de ter a nota de inglês do toefl que ainda é valida até o ano que vem e o curso de norueguês concluído que é valido para o resto da vida e equivalente ao Bergenstest. E tenho spesiell studiekompetanse porque já tinha matematikk R1 e fysikk 1 do ensino médio brasileiro e passei no teste de matematikk R2. Spesiell studiekompetanse me dá possibilidade de estudar qualquer tipo de engenharia que eu quiser, mas é claro que tenho que enfrentar concorrência. Uma coisas é praticamente certa, estudarei na minha área favorita nesse próximo ano letivo.

Com todo esse sufoco, eu pude perceber o amor de Deus na minha vida, tudo o que Ele tem feito por mim é incrível. Ele tem feito tudo dar certo e de uma forma tão rápida e perfeita que é impossível não perceber a mão de Deus sobre a minha vida.
Pude também perceber que sou mais amada do que eu pensava. O apoio da minha família era tanto, que minha mãe dizia desde janeiro, quando eu decidi começar a estudar matemática, que eu já tinha passado. Minhas amigas e amigos também diziam o mesmo. E o meu marido, minha rocha, me deu todo apoio.
 Esse pessoal acredita mais em mim do que eu mesma. Esse pessoal está do meu lado de verdade, torcendo por mim de coração. Isso pra mim vale ouro.
 Isso é presente de Deus na minha vida.


Nenhum comentário: