Depois de um pouco mais de dois meses sem nada de útil pra fazer fora de casa, finalmente meu recesso acabou.
Eu já não aguentava mais!!
Quando eu cheguei aqui na Noruega, eu comecei a ir ao curso de norueguês na igreja logo na semana seguinte a minha chegada. E frequentei esse curso até o mês de dezembro.
E depois, foquei nos meus estudos para o Toefl test até fevereiro, quando eu fiz o teste.
Depois disso eu fiquei até o dia 11 desse mês curtindo minhas férias forçadas.
Quando eu tava no Brasil, eu sempre reclamava das férias, achava que eram muito curtas. Mas a verdade é que não sou muito acostumada a ficar sem trabalhar ou estudar ou fazer ambos por muito tempo.
Então, graças a Deus, na quinta o curso de norueguês começou. Esse curso é o que todo imigrante casado (a) com norueguês tem direito e obrigação de fazer.
Aqui, para conseguir o visto permanente temos que ter 600 horas desse curso de norueguês e mais algumas horas de estudo à respeito da sociedade norueguesa. Acho ótimo que o governo providencie tudo para nós, já que o curso é gratuito.
Algumas pessoas tem que pagar, e é bem carinho.
Mas o curso é ótimo. Já deu pra perceber a qualidade só nesses primeiros dias de aula.
Gostei dos meus colegas, são super simpáticos. E somos bem cosmopolítas.
Gostei dos professores também. Eles não perdem o foco com conversa fiada. Cada minuto da aula é utilizado para que possamos aprender algo novo.
Muito do que vimos nesses dois dias não é novo pra mim, pois que eu já tinha estudado na igreja. Mas a forma com que eles se aprofundam em cada assunto faz com que as aulas não sejam desestimulantes para mim.
Outra coisa que eu gostei muito foi de saber que eles não usarão os mesmos livros que eu usava no curso da igreja. Na igreja eu estudava pelo På vei, mas no Johannes estudarei pelo Ny i Norge.
Então tô empolgadíssima e feliz por estar em contato com o norueguês mais diariamente e de forma mais didática.
Estudarei nesse curso todos os dias da semana, menos na quarta.
E ainda espero a resposta da universidade.
Quem sabe na semana que vem!
Espero que sim :)
Meu blog é um cantinho especial onde eu divido com os leitores os momentos mais marcantes que vivi e tenho vivido. Sou cristã e imigrante na Noruega. Quero dividir com vocês o que Deus tem feito na minha vida. E trazer informações para aqueles que pretendem se mudar pra cá.
sábado, 13 de abril de 2013
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Porta de amor - Shirley Carvalhaes
Quando olho pra você tanta coisa posso ver
Você já é o mesmo, pois te falta alegria de tempos atrás.
Quando a gente se encontra
Você fica reclamando
Acha tudo absurdo e não abre o coração para entrar a paz
Conte pra Deus os seus problemas
Conte pra Deus a sua dor
Conte pra Deus a sua vida
Que Ele tem uma saída, uma porta de amor
Eu também já fui ferido
Trago as marcas do passado
Mas a Cristo eu recorrí
Quando em minha agonia, Ele me ajudou.
Faça agora como eu fiz
Conte tudo pra Cristo
Pois você fazendo isto
Ele te dá alegria e serás feliz.
Não à humanofobia!!
Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:39É assim que a gente acaba com qualquer tipo de preconceito.
Vale lembrar que não existe preconceito apenas contra homossexuais. Existem também a xenofobia, a intolerância religiosa, o racismo e etc.
Então, se você defende um grupo e discrimina outro, além de preconceituoso, você se torna hipócrita também.
Lutem sim pelos seus direitos, mas sem querer tirar o direito dos outros.
Lutem com respeito e dignidade. Mesmo que o respeito não seja recíproco.
O que percebo é que essa luta contra o preconceito que está acontecendo no Brasil têm se tornado uma tentativa de redirecionar a discriminação para outros grupos e não acabar com ela.
Por exemplo: Vejo muitas pessoas lutando contra o preconceito direcionado à homossexuais, denegrindo os cristãos com frases ofensivas e generalizantes. Quer dizer então que é completamente aceitável um cristão ser atacado na rua ou discriminado por sua crença, mas não um homossexual? Pelo que vocês lutam? Pelo fim da violência e do preconceito ou pelo redirecionamento dos mesmos?
Enquanto não pararmos com essa mania de querer julgar os outros e moldar a sociedade segundo o nosso próprio ponto de vista, vamos ter que continuar perdendo nosso valioso tempo com lutas desnecessárias.
Eu quero ver meu Brasil crescer!! Eu digo não à violência, à corrupção dos nossos políticos, ao sistema de saúde decadente, ao sistema educacional que tem deixado estudantes saírem do ensino médio semi-analfabetos...
Agora quanto a sua orientação sexual ou religiosa ou etc , não cabe a mim e nem a qualquer outra pessoa discutir à respeito.
Assinar:
Comentários (Atom)