quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Teresa Carreño aqui em Stavanger :o

 Hoje teve Teresa Carreño aqui na sala de concerto de Stavanger. Fiquei muito emocionada em ver um dos fruto do El Sistema brilhando e sendo aplaudido de pé pelo público norueguês.
Haviam também vários latino americanos, como eu, na platéia; com o coração batendo disparadamente por conta do orgulho que sentimos.
Eu me lembrei muito do Neojiba, principalmente quando eles tocaram Mambo.



Pudi também reencontrar Fabiola, ela já esteve conosco algumas vezes na Bahia e em algumas viagens da orquestra.






Não me lembro exatamente de quantos bis tocaram, só posso afirmar que foram mais de quatro. Muita energia, coreografia e musica boa.



 E depois de muito tentar, conseguir uma lembrança maravilhosa do concerto: O famoso casaco venezuelano.
Feliz demaissssss!!



sábado, 20 de outubro de 2012

Casamento registrado

Deus é grande!! Depois de quase um mês de espera, nosso casamento foi registrado aqui. Agora somos casados no Brasil e na Noruega também.
Esta foi, na verdade, a segunda tentativa. Da primeira vez o registro do casamento foi negado porque os atendentes do cartório enviaram os documentos errados.
Ficamos muito assustados sem saber porque recusaram nosso pedido. E sem saber o que fazer, afinal fomos para o Rio de Janeiro resolver tudo pessoalmente e no momento em que precisamos, recebemos um não na cara.
Mas lemos a carta e eles diziam que faltava o documento original.
O que aconteceu foi que  as atendentes pegaram somente a tradução da certidão de casamento e a cópia tradução.
No dia seguinte Arnfinn foi lá com a tradução e a certidão original e enviou mais uma vez.
Hoje, finalmente, chegou uma carta com nossos documentos e um comprovante de legalização do casamento.

Para nooooooooooooooooooooooooooossa alegria!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

1º mês na Noruega

É como dizem: "Vir à passeio e se mudar são coisas totalmente diferentes".
O sentimento é outro, eu acho que até o tempo passa mais depressa. Me surpreendi ao perceber que nesta semana completará um mês que cheguei aqui. 
 Morar aqui, até então é muito bom. Nossa!! Me sinto muito feliz, é como se finalmente eu tivesse encontrado o meu lugar. 
Estar casada, cuidar de meu marido, de nossa casa, é tudo tão novo e tão fantástico. Eu reconheço que nunca fui e nem quis ser dona de casa antes, mas aqui é diferente. Qualquer coisa que eu faça, e que seja bem feita, me alegra, porque essa é uma das maneiras que encontrei de dizer a meu marido o quanto o amo, e o quanto quero cuidar dele da mesma forma que ele cuida de mim.
 O processo inicial de mudança pode ser muito chato, afinal que sem visto não  podemos fazer algumas coisas, como estudar e trabalhar, mas ainda tem tantas outras atividades. Me sinto até sem tempo, chego até a pensar em como seria bom se o dia tivesse mais do que 24 horas.
 Pela graça de Deus estou estudando norueguês na igreja em que congrego atualmente, chama-se IMI Kirken. Logo nos primeiros dias em que cheguei fomos lá num domingo à noite. No final do culto fomos orar em agradecimento a Deus por ter nos guiado e cuidado de nós, conversamos com a intercessora que orou conosco e ao perceber que eu não falava norueguês, ela me levou até a coordenadora do curso de idioma da igreja. Apesar de não ter mais vagas disponíveis, conseguiram me encaixar na turma intermediária e no dia seguinte eu já fui à minha primeira aula de norueguês.
O curso está sendo uma benção pra mim, os livros são ótimos, dá aprender muita coisa e com certeza, será uma grande ajuda.  Estudarei lá até dezembro, depois decidiremos o que fazer. Espero que meu visto saia logo para que eu possa começar a fazer o curso de norueguês obrigatório, tenho que estudar 600 horas. Pra mim não vai ser obrigação alguma, por que é uma forma gratuita e eficiente de conseguir o que eu mais quero no momento que é dominar esse idioma :))
 Também estou estudando física e matemática, Arnfinn me ajudou a trazer mais de 30 livros de exatas e pretendo usar um por um, isso porque quero ser engenheira e tenho muito a aprender. Mas aos poucos eu conseguirei, tempo não vai faltar e o que não pode faltar também é fé, disciplina e metas. Tendo tudo isso fica difícil não conseguir.