quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rio de Janeiro - 06 à 10 de agosto

Para que nosso casamento seja legalizado na Noruega é necessário que tenhamos a certidão de casamento e de nascimento traduzida para o inglês ou norueguês por tradutor público juramentado e legalizada pelo MRE e pelo consulado da Noruega. Mas isso só pode ser no Rio, em Brasília ou São Paulo. Então tínhamos em mente a ideia de contratar alguém para fazer todo esse processo para nós, um despachante. Então, mandei um e-mail para uma despachante de Brasília, mas o preço que ela cobrava estava salgado demais, praticamente o preço de uma viagem.
Então começamos a pesquisar preços de passagens e compramos pro Rio de Janeiro. Além de cuidar dos documentos tivemos nossa lua de mel :))
Antes de ir, pesquisamos tudo que precisaria ser feito, horário de funcionamento, endereços...
Traduzi os documentos aqui em Salvador mesmo, reconheci a firma do tradutor e pedi pro cartório enviar sinal para o 15º Oficio de notas no Rio, já que este fica mais perto do MRE.
No dia 6 de agosto seguimos viagem para o Rio, às 3 horas da manhã. Chegamos lá quase 6hs. Pegamos um ônibus e soltamos perto do cartório. Tivemos que esperar alguns minutos até o cartório abrir, e depois um pouco mais porque houve queda de sistema.
 Depois fomos para o MRE, fomos andando mesmo e com todas as bagagens na mão. Chegando lá tivemos que esperar um pouco, mas logo a fila começou a se formar. Acho que em menos de uma hora conseguimos a legalização.
No dia seguinte fomos para Botafogo, para o Consulado Geral da Noruega, entregamos os documentos, pagamos uma taxa de 300 reais e fomos buscar na quinta.
Além da certidão de casamento e nascimento, legalizamos também meus históricos escolares.
Arnfinn já voltou pra Noruega, ele foi no dia 12 e levou os documentos com ele. Quando eu chegar lá eu tenho que levar todos esses documentos pra registrar o casamento lá e a missão estará cumprida
:)))
Mas desde já acho que devo agradecer a Deus porque se não fosse ele nada teria dado certo. Se escolhêssemos outro dia pra viajar, poderíamos ficar sem uma das legalizações.
Portanto, obrigada Jesus por ter ido conosco ao Rio e continua conosco onde quer que formos
Amém!!
:))